Conheça

Conheça

Descubra o que são constelações familiares e como podem  ajudar você.

O que é

É uma abordagem sistêmica fenomenológica desenvolvida por Bert Hellinger*, que funciona como instrumento de ajuda para situações de crise nos diversos âmbitos da vida.
Tem como foco as “Ordens do Amor”, leis universais inconscientes, que nos precedem e regem os relacionamentos. Muitas vezes o amor age de maneira “cega”, infantil, sobrepujando essas ordens. Esta distorção manifesta-se através de infortúnios, sofrimentos, doenças, acidentes, suicídio, repetição de destinos funestos e problemas os mais variados, seja na esfera pessoal, familiar e/ou profissional.
A solução pode ocorrer, quando restabelecemos a ordem, permitindo que o amor volte a fluir de forma adulta, tornando-se um amor que “vê”.
Nesse contexto, as constelações familiares, ajudam-nos a reconhecer as ordens do amor, trazendo paz e reconciliação conosco mesmos, com a nossa família e com o mundo tal qual ele é. Então, podemos viver melhor. Também podemos morrer melhor, quando chegar a hora.
Percepções libertadoras podem surgir para os presentes durante um encontro em grupo ou em um atendimento individual.


A quem se destina

  • Pessoas com dificuldades de relacionamento com pais, irmãos, cônjuge, ex-parceiros, filhos ou com outras pessoas do seu convívio;

 

  •  Pessoas com dificuldades profissionais;

 

  •  Pessoas com doenças de difícil tratamento;

 

  •  A qualquer pessoa que esteja em busca de conviver melhor consigo mesma e com os outros.

Como são realizadas

  • Em grupo
    O cliente descreve de forma objetiva o seu desejo (o que o trouxe a participar do grupo). O facilitador pede para a pessoa escolher, dentre os participantes, representantes para si mesma e para membros de sua família que forem considerados relevantes.A seguir, o cliente é convidado a dispor uns em relação aos outros, a partir de sua imagem interna, sem dizer nada. Os representantes permanecem centrados, em silêncio, prestando atenção aos efeitos que o local em que são colocados provoca neles.Esses efeitos frequentemente refletem de forma surpreendente o estado das pessoas representadas, sem que os representantes as conheçam. Através da sintonia com o campo familiar do cliente, os representantes seguem movimentos internos em busca da imagem de solução, que pode gerar paz no sistema familiar em questão.
  • Individualmente
    É realizado em consultório, tendo figuras como representantes para os membros do sistema familiar do cliente. Neste caso, o facilitador e o cliente olham juntos para a imagem trazida e realizam movimentos das figuras em busca da imagem de solução. Essa abordagem é indicada para clientes que possuem dificuldades para trabalho em grupo.